Área plantada de trigo deve aumentar 2,4% neste ano, diz Cepea

Foto: Júlio Albrecht/Embrapa

As estimativas brasileira e mundial de trigo seguem otimistas. No Brasil, os preços atrativos devem resultar em maior área para a cultura. Dados da Conab apontam que, por enquanto, a área do cereal no país deve ser de 1,09 milhão de hectares, 2,4% maior que a da temporada anterior.

No Paraná, maior produtor brasileiro de cereal, o semeio alcançou mais de um terço da área prevista, e as lavouras apresentam boas condições. A estimativa é que a área cultivada com trigo no estado aumente 5,5%. Já as áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem se manter estáveis.

Em temos mundiais, dados do USDA sinalizam que a produção de trigo deve aumentar, assim como o consumo, as vendas e os estoques do cereal – a produção mundial está prevista em 768,5 milhões de toneladas – novo recorde –, aumento de 0,5% frente à do ano anterior.

Quanto aos preços, seguem em alta no Brasil, influenciados pela baixa oferta doméstica. Diante disso, as médias continuam renovando as máximas nominais da série histórica do Cepea.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta