FPA reúne dados sobre crise do leite para buscar soluções para o setor

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O grupo criado pela Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) para buscar soluções para a crise do setor leiteiro deve começar a reunir as reivindicações específicas de cada estado e informações sobre a situação geral da cadeia produtiva. Depois disso, definirá quais entidades e pessoas devem ser convidadas para participar das discussões para propor medidas para enfrentar as dificuldades vivida pela cadeia produtiva.

A informação é da deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR), indicada nesta semana para coordenar o grupo criado pela FPA. “Estou unificando as pautas para decidirmos quais membros precisamos convidar para discussão. Logo que receba as sugestões, já divulgarei data, convidados, entidades e representantes dos produtores que irão participar deste fórum.”

Ao AGROemDIA, a parlamentar também lembrou que o leite é produzido em 99% dos municípios brasileiros e que a atividade envolve cerca de 20 milhões de pessoas, desde a propriedade rural até a comercialização, passando pelo transporte e industrialização. Desse total, 5,2 milhões são familiares de produtores (setor primário) que dependem diretamente da produção leiteira, acrescentou.

“A cadeia leiteira tem enorme importância econômica e social em praticamente todos os municípios brasileiros e tem papel relevante para segurar o homem no campo, evitando o êxodo rural”, pontou a deputado, que tem base eleitoral no município paranaense Castro, um dos principais polos de produção de leite do país.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta