Conheça os pecuaristas vencedores da 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Foto: Divulgação

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) divulgaram os nomes dos vencedores da 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade da Friboi no município de Pontes e Lacerda (MT). Conheça, abaixo, os vencedores da competição.

A 2ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 987 animais: 713 machos e 274 fêmeas. Eles foram inscritos por dez pecuaristas de diversas regiões do estado.

A avaliação das carcaças de machos mostrou que 68,6% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes e 85,1% com até quatro dentes incisivos permanentes. Quanto ao peso, 90% dos animais tinham mais de 18 arrobas e 51,3% apresentaram acabamento de gordura mediana.

Medalhas

Entre os pecuaristas participantes, o Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Paulo Francisco Tripoloni, da Fazenda Galerinha (Vila Bela da Santíssima Trindade, MT). A Medalha de Prata ficou com Antônio Ramon do Amaral Neto, da Fazenda Três Irmãos (Pontes e Lacerda, MT). Já a Medalha de Bronze foi para Roberto Jonas de Macedo, da Fazenda Buriti (Vila Bela da Santíssima Trindade, MT).

Entre as fêmeas avaliadas na etapa, 73% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, 67,1% registraram mais de 14 arrobas de peso e 82,8% das carcaças tinham acabamento de gordura mediana.

O vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi Wilson Wesz, da Fazenda Nova Aurora (Nova Lacerda, MT) levando a Medalha de Ouro. A Prata ficou com Amauri Heitor de Mendonça, da Fazenda Katuete (Conquista D’Oeste, MT) e a Medalha de Bronze foi para Edinael Jorge Manfrin, da Fazenda Chora Menina (Nova Lacerda, MT).

“Me inscrevi no Circuito Nelore de Qualidade sem a pretensão de ganhar, mas fiquei imensamente feliz com o resultado. Mais do que o primeiro lugar, o que me deixa satisfeito é saber que nosso trabalho está sendo bem feito. São mais de três anos adubando as áreas de pastagens e investindo no melhoramento genético da raça Nelore. A partir de agora, vamos participar de mais etapas do Circuito”, destaca Wilson Wesz, pecuarista, que recebeu a Medalha de Ouro na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.

Promoção de genética e carne da raça

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano: em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta