Projeto Brazilian Rice define mercados prioritários para o biênio 2021-2022

Foto: Irga/Divulgação

O projeto Brazilian Rice, desenvolvido por meio de parceria entre a Abiarroz e a Apex-Brasil desde 2012, definiu os países prioritários para as ações promocionais nos próximos dois anos. Canadá, Guatemala, México, Panamá, Peru, Reino Unido, Turquia e Marrocos são os mercados-alvo para ampliar as exportações de arroz brasileiro no biênio 2021-2022.

Esses mercados foram definidos em reunião virtual, nesta terça-feira (18), entre a Abiarroz, a Apex-Brasil e mais de 20 empresas do setor, informou o gerente do Brazilian Rice, Gustavo Ludwig. O projeto, assinalou, está em fase de renovação e a escolha dos destinos prioritários faz parte da estratégia para os próximos dois anos.

Segundo Ludwig, a gerência de inteligência de mercados da Apex-Brasil coordenou um levantamento, baseado em variáveis socioeconômicas, envolvendo 40 países. “Desses, foram definidos oito, com a participação ativa das empresas”, destacou, acrescentando que a reunião foi um marco importante para traçar as metas do setor em relação às exportações e à manutenção de mercados.

“O objetivo é cada vez mais entregar ações pontuais que gerem resultados sustentáveis em longo prazo, e não apenas negócios de ocasião por fatores como câmbio e safra”, ressaltou Ludwig.

Feiras e rodadas de negócios

“Entre os oito países-alvo, Guatemala, Marrocos, México e Turquia aparecem pela primeira vez como prioridades do projeto”, pontua Ludwig.

O executivo do Brazilian Rice adiantou que serão realizadas ações de promoção comercial, como feiras, rodadas de negócios e estudos de mercado, no Canadá, Guatemala, Marrocos, México, Reino Unido e Turquia.

“No Peru, onde já somos líder de mercado com mais de 100 mil toneladas exportadas por ano, serão desenvolvidas ações institucionais de promoção e manutenção do mercado”, informou.

Sobre o Brazilian Rice: O projeto tem como objetivo aumentar e consolidar as exportações brasileiras de arroz beneficiado, tornando o país um player reconhecido no comércio internacional pela sua qualidade e capacidade produtiva. É realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com uma série de ações com foco comercial e de aprimoramento da imagem do produto brasileiro em mercados estratégicos. Informações: http://www.brazilianrice.com.br

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta