Governo zera imposto de importação do arroz para garantir abastecimento interno

Foto: Irga Gov. RS

O governo zerou a alíquota do imposto de importação de arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano. A redução temporária está restrita à quota de 400 mil toneladas. A decisão foi tomada nesta quarta-feira 9 pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia.

Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa a adoção da medida foi solicitada pela ministra Tereza Cristina, a fim de garantir o abastecimento do cereal no mercado doméstico, ameaçado pelo superaquecimento da demanda interna e pelas exportações.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, a produção de arroz estimada para a próxima safra (2020/21) é de 12 milhões toneladas, um incremento de 7,2% em relação à safra anterior.

A medida tomada pelo comitê da Camex incidente sobre os produtos abarcados pelos códigos 1006.10.92 (arroz com casca não parboilizado) e 1006.30.21 (arroz semibranqueado ou branqueado, não parboibilizado) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o núcleo executivo colegiado da Camex, responsável por definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.

O Gecex é integrado pela Presidência da República e pelos ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

*Com informações do Ministério da Economia

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta