CNA alerta produtores: Não abram pacotes de sementes não encomendadas
Produtor, se você receber pacotes com sementes não encomendadas, não abra. O alerta é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Caso isso ocorra em sua propriedade, o recomendado é entregar o material em uma das superintendências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que as providências cabíveis sejam adotadas.
Em nota divulgada nesta quarta-feira 15, a CNA informa que, diante das informações de que brasileiros estão recebendo pacotes de sementes não solicitadas, a exemplo do que tem ocorrido nos Estados Unidos nas últimas semanas, está orientando a população para não abrir essas embalagens.
“Caso algum envelope ou pacote, contendo sementes ou material vegetal, chegue a sua residência, sem que um pedido de compra on-line tenha ocorrido ou com remetente desconhecido, a CNA recomenda levar o material para uma das superintendências federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O fato deve ser relatado para que sejam tomadas as devidas providências”, diz a nota.
A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além do potencial de causar prejuízos econômicos, adverte a CNA. “Cabe ressaltar que o controle fitossanitário brasileiro é extremamente rigoroso, com vários órgãos atuando para evitar a entrada de produtos não autorizados, sendo o Mapa um dos responsáveis pela fiscalização de materiais de origem animal e vegetal.”
Para qualquer dúvida ou esclarecimento sobre os procedimentos em relação a essas encomendas, os produtores poderão entrar em contato com as Superintendências do Mapa nos estados pelos telefones disponíveis no link abaixo: