Com oferta acima da demanda, preços dos ovos recuam, diz Cepea

Foto: Embrapa

Com a baixa liquidez dos ovos no mercado doméstico, o setor não tem conseguido escoar toda a produção, o que tem gerado excedente de mercadoria e, consequentemente, queda nos preços. Além das desvalorizações, agentes do setor consultados pelo Cepea relatam que grande parte das vendas só consegue ser efetivada mediante descontos.

As quedas nos preços dos ovos têm ido na contramão do movimento registrado para as carnes mais consumidas no mercado brasileiro: bovina, suína e de frango, que vêm registrando valorizações consecutivas.

Esse cenário pode estar atrelado às diferentes condições nos mercados desses produtos – enquanto a produção e a disponibilidade de carnes está baixa nos mercados de bovinos, suínos e frango de corte, o setor da avicultura de postura trabalha com oferta elevada de ovos, inclusive com dificuldades em realizar os descartes planejados das poedeiras mais velhas, impossibilitando o controle da produção.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta