Abraleite espera que Brasil siga UE e vete uso da palavra leite em produtos de origem vegetal

Geraldo Borges e ministra Tereza Cristina – Foto: FPA/Divulgação

Uma decisão do Parlamento Europeu reforçou a expectativa da Abraleite de que o Congresso Nacional acelere a votação do projeto que proíbe o uso da palavra leite e os nomes de seus derivados em produtos de origem vegetal, como, por exemplo, leite de amendoim. O projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, proposto pela Abraleite, foi apresentado pela deputada Tereza Cristina (DEM/MS), atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2018, quando ela presidia a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Na semana passada, o Parlamento Europeu pediu o banimento de termos como produtos “semelhantes ao leite” ou “com estilo de queijo” para alimentos à base de plantas que não contenham ingredientes lácteos. Há três anos, o Tribunal de Justiça Europeu já havia proibido a comercialização de produtos com a denominação “leite de soja” e “queijo vegan”.

A proposta da Abraleite foi protocolada na FPA e na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados em julho de 2017 e deu origem ao projeto de autoria de Tereza Cristina. Segundo o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, a proposta é importante não só para a cadeia produtiva do leite, mas também para os consumidores de leite e derivados lácteos de todo país.

“A partir do momento em que o projeto for sancionado como lei, não haverá mais competição desarmônica entre produtos de origem vegetal com produtos de origem animal. Nem o consumidor continuará sendo induzido ao erro, ao consumir produtos que não são de origem animal, ou seja, não são leite e nem derivados, mas que estão no mercado identificados de forma errada, sem ter as mesmas características, sobretudo de origem e na forma de disponibilização de proteínas, vitaminas e minerais”, ressaltou Geraldo Borges na ocasião.

A Abraleite espera, agora, que a decisão da União Europeia (UE) contribua para agilizar a votação do projeto de lei que estabelece também no Brasil restrições à utilização da palavra leite e os nomes de seus derivados em produtos de origem vegetal.

Clique aqui para ler mais sobre o projeto proposto pela Abraleite.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta