Chuvas podem aliviar situação de lavouras e preço da soja enfraquece

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Depois de subirem com força nas últimas semanas, os preços internos da soja recuaram nos últimos dias, pressionados especialmente pelo retorno das chuvas em regiões produtoras do Brasil, o que pode melhorar a situação das lavouras.

Além disso, a desvalorização do dólar frente ao real também influenciou as baixas internas. Entre 6 e 13 de novembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá (PR) caiu 2,6%, a R$ 165,27/sc na sexta-feira 13. Já o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná recuou 2,2% no mesmo comparativo, a R$ 165,08/sc de 60 kg na sexta.

Embora o déficit hídrico tenha retardado o semeio da oleaginosa no Brasil, as chuvas em novembro têm favorecido o cultivo – em algumas regiões, inclusive, os trabalhos estão mais adiantados do que no ano passado.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta