Governo de SP mantém aumento do ICMS; produtores protestam nesta quinta

Do Broadcast

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) realizou, nessa terça-feira 5, no Palácio dos Bandeirantes, as últimas tratativas com o governo do estado para tentar reverter o aumento no ICMS de insumos e produtos agrícolas. Apesar das inúmeras tratativas para rever o ajuste fiscal, o governo não se sensibilizou e manteve o aumento do ICMS, a partir do dia 15 de janeiro, informa a Faesp, em comunicado.

UTILIDADE PÚBLICA: Produtor, CLIQUE AQUI para saber como se inscrever no CAR e garantir acesso ao crédito agrícola e ao seguro rural

Por conta disso, a Faesp está apoiando o chamado “tratoraço”, manifestação de produtores rurais que deve ocorrer nesta quinta-feira 7 em várias cidades paulistas. Até o momento, mais de 100 sindicatos rurais, além de cooperativas agrícolas, associação e entidades ligadas ao agronegócio, já aderiram ao movimento. “E continuamos em negociação com o governo, esperando resultados positivos”, afirma a federação.

A entidade esclarece que tem orientado os produtores rurais que aderirem às manifestações para que sigam os protocolos de combate à pandemia de covid-19 e as organizem em consonância com as diretrizes da Polícia Militar, para que os protestos sejam pacíficos e sem prejuízo dos demais cidadãos. Um comitê especial foi criado pela Faesp para apoiar os produtores rurais na manifestação.

A Faesp destaca que elevar a tributação na atual conjuntura é inoportuno e prejudicial para a sociedade, pois acarretará custos de produção crescentes e encarecimento no preço dos alimentos para o consumidor final. Conforme a entidade, a conta da elevação do ICMS será paga pelos cidadãos comuns, em especial os mais necessitados.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: