Embrapa: Morre no RS José Francisco Martins Pereira, o pesquisador das pêras

José Francisco Martins Pereira era um dos nomes mais conceituados da fruticultura brasileira – Foto: Embrapa/Arquivo

A equipe da pesquisa brasileira em fruticultura perdeu, nesta quinta-feira (25), o pesquisador José Francisco Martins Pereira. Com graduação e mestrado em agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas/RS, integrava a turma de 1974. Era pesquisador da Embrapa Clima Temperado desde 1976. Por diversas ocasiões colaborou como gestor da unidade de pesquisas, tendo completado recentemente 44 anos de trabalho na empresa. Ele estava hospitalizado e faleceu aos 69 anos, no final da manhã, de problemas ocasionados por intervenção cirúrgica no último fim de semana.

José Francisco Martins Pereira era conhecido como o pesquisador “das pêras”, pois nos últimos 15 anos se dedicava à cultura da pereira, pesquisando alternativas para o seu desenvolvimento na Região Sul, já que havia uma limitação por irregularidades na produção e baixa produtividade dos pomares.

Nos dias de hoje, dedicava-se em conduzir as atividades do projeto de pesquisa para desenvolver e adaptar tecnologias que viabilizassem a produção da pereira no Brasil, já que o país consome cerca de 160 mil toneladas/ano e a produção brasileira está em torno de 16 mil toneladas por ano, representando alta dependência de importação, principalmente de países do Mercosul. Este projeto envolve cerca de 40 pesquisadores vinculados à  unidade de pesquisas local, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), Embrapa Florestas (Colombo/PR), Epagri, Fepagro, UFPel, Ufrgs, Udesc e Uergs.

Com vasta experiência em manejo e tratos culturais de fruteiras de clima temperado, ele era fonte de consulta também para as práticas culturais em pêssego e ameixa. Possuía uma didática especializada para repassar o manejo da poda e condução de plantas, assim como a fase de realização do raleio de frutos. Participou inúmeras ocasiões do programa de TV Terra Sul, mostrando essas técnicas para o produtor rural. Em 2014, recebeu o Mérito Agronômico em Pesquisa e Desenvolvimento, concedido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas.

Durante os últimos 10 anos, na fase de divulgação do monitoramento do programa Sistema de Alerta das Mosca-das-frutas, realizado pela unidade de pesquisas e instituições parceiras, participava de reuniões semanais para elaboração de boletins informativos e boletins de rádio.

Por três vezes, assumiu o cargo de Chefia na Embrapa Clima Temperado. De 1986 a 1993 e de 2001 a 2003 foi chefe-geral, e no período de 1997 a 2001 foi chefe-adjunto de administração, prestando sua contribuição para que a empresa alcançasse e se mantivesse com o significativo reconhecimento institucional e público junto ao setor do agronegócio brasileiro.

A sua última contribuição técnica conjuntamente com parceiros foi ofertada, em 2020, à Revista de Ciências Agroveterinárias sobre o tema do Raleio mecânico de frutos e flores em pessegueiros.

Tinha um perfil marcado pelo sorriso alegre, de espírito brincalhão e bom trato, fez história na empresa e na fruticultura do Estado e do país. José Francisco deixa a esposa Naura Casanova Pereira e os dois filhos, Mateus e Letízia. Os seus irmãos Hamilton e Marcos Antonio Martins Pereira trabalham na Embrapa.

Os atos fúnebres ocorrem na sexta-feira, dia 26, no Memorial Park, no Capão do Leão.

Da Embrapa Clima Temperado

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: