Domínio de tecnologias favorece qualidade de vida no campo, constata IICA

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Do Broadcast

Estudo desenvolvido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) mostra que a incorporação plena de habilidades digitais é fundamental para a transformação positiva do trabalho e da qualidade de vida no meio rural. O documento “Habilidades digitais no meio rural: Um imperativo para reduzir hiatos na América Latina e no Caribe”, que acaba de ser lançado, teve apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Microsoft.

O documento foi apresentado por Sandra Ziegler, consultora do IICA encarregada da sua elaboração, que identificou a estreita relação entre o domínio de habilidades tecnológicas e a produtividade, correlacionando as habilidades digitais com as oportunidades educativas da população rural.

O documento aborda também o papel central desempenhado pelas escolas rurais na introdução dessas habilidades e na redução da disparidade de gênero existente, após constatar que as meninas têm um acesso mais tardio às tecnologias digitais, o que influi nos seus resultados educativos e nas suas oportunidades futuras.

Conforme comunicado do IICA, “o novo trabalho se propõe a oferecer contribuições para a adoção de políticas e a levar ao centro da discussão pública um tópico relegado, como é o da adoção das habilidades digitais pela população rural latino-americana e caribenha, cujo papel é tão relevante quanto o da conectividade e cuja escassez mina o grande potencial produtivo, social e econômico das áreas rurais.”

O diretor geral do IICA, Manuel Otero, disse que “estamos promovendo a formação de habilidades digitais porque o desenvolvimento dessas capacidades permitirá um salto qualitativo na vida das pessoas que habitam o meio rural”.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: