Abapa doa kits de irrigação para pequenos agricultores de Barreiras

Foto: Abapa/Divulgação

Se há um recurso natural em abundância no oeste da Bahia é a água, o que contribuiu para transformar a região em um grande polo de produção de alimentos e algodão. Mesmo assim, muitos pequenos produtores de hortaliças e frutas, com áreas onde as chuvas não são tão frequentes, sofrem para fazer a água chegar as suas lavouras. Mas, a partir desta quinta-feira (15), a vida de um grupo de 15 desses agricultores familiares do município de Barreiras deve começar a mudar: eles receberam kits de irrigação.

A doação foi feita por meio do Programa de Apoio aos Pequenos Produtores da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), custeado pelo Fundo para o Desenvolvimento para o Agronegócio do Algodão (Fundeagro). A prefeitura de Barreiras também apoiou a iniciativa.  A solenidade de entrega dos kits ocorreu na Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia.

A doação atende a um requerimento da secretaria municipal, dentro do escopo do programa Vale Produtivo, da prefeitura, e inclui todos os itens necessários para a instalação, desde mangueiras gotejadoras até os tubos e conexões. Cada kit permite irrigar uma área de 0,25 hectares, que, multiplicados por 15, alcançam um total de 3,75 hectares.

Um dos contemplados nesta etapa foi o agricultor Josemilto do Amaral Souza. “Esta foi uma coisa muito boa que aconteceu, pois a tecnologia está avançando e a gente tem que acompanhar.”

Sustentabilidade

As doações dos kits para agricultores familiares têm sido uma constante do programa da Abapa, desde 2014. A iniciativa começou com os pequenos produtores de algodão do sudoeste, e, até hoje, já contemplou mais de 200 famílias. Nesta área, que já concentrou a maior parte da produção da fibra no estado, até os anos de 1980, os cotonicultores também recebem insumos para o plantio, no primeiro ano, e assistência técnica.

A ideia é os produtores que possam ter sustentabilidade, inclusive rotacionando o cultivo da pluma com outras culturas na entressafra, como feijão e hortaliças. Cada kit, para esses beneficiários, é suficiente para irrigar um hectare.

“Aqui no oeste, que é uma região onde chove mais, os kits são de 0,25 hectares, mas são um passo inicial. Com tecnologia e assistência técnica, esses pequenos produtores têm condições de alavancar a produção. É, sem dúvida, um grande passo”, afirma Lidervan Morais, diretor executivo da Abapa, que representou o presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, na ocasião.

Para o secretário municipal de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques Batista de Castro, a parceria entre a Abapa e a prefeitura para a doação de kits de irrigação e insumos, que já dura dois anos, tem sido importante para estimular a diversificação de culturas entre os pequenos agricultores da região.

“Existe aqui, uma vocação hortícola, mas produtos como batatinha vêm de fora. A gente fica feliz por ver que muitas dessas famílias já estão abastecendo as redes de mercados locais, com produtos como as folhosas e também melancia, pimenta e pimentão. O que queremos é que eles partam desse apoio, que começa pequeno, e se tornem também empreendedores agrícolas”, disse o secretário.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: