Câmara Setorial do Leite do Mapa deve ter representantes da base produtora

Da redação AGROemDIA
A base produtora do setor leiteiro começa a semana com a expectativa de ter uma vaga na Câmara Setorial do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os produtores esperam que isso seja anunciado durante a próxima reunião do colegiado, agendada para esta terça-feira (6). Os movimentos Construindo Leite Brasil, Inconfidência Leiteira, Aliança e Ação, União e Ação e a Aproleite Goiás já indicaram os dois nomes (um suplente e um titular) que devem integrar a câmara.
A obtenção de uma vaga no colegiado foi uma das reivindicações apresentadas pela base produtora ao presidente Jair Bolsonaro, à ministra Tereza Cristina (Agricultura) e à presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR). Os produtores entendem que a participação na Câmara do Leite permitirá que possam contribuir nas discussões sobre políticas públicas para o setor e de outros temas que envolvem os diferentes elos da cadeia.
Em ofício datado de 25 de junho último, a deputada Aline apresentou ao coordenador-geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa, Helinton José Rocha, os nomes dos produtores de leite Marco Sérgio Batista Xavier, de Goiás, e Leonel Fonseca, do Rio Grande do Sul, para representar a base produtora na Câmara do Leite, como titular e suplente, respectivamente.
“Queremos participar do processo de discussão de políticas públicas e de outras medidas necessárias ao desenvolvimento da cadeia do leite”, diz Leonel Fonseca. “Por sua importância, a Câmara Setorial do Leite precisa ter a representação da base produtora, até para haja uma melhor comunicação com os produtores”, acrescenta Marco Sérgio.
O pecuarista goiano pontua também que a representação na Câmara Setorial permitirá reposicionar, com melhores informações, os produtores de leite dentro do contexto da cadeia láctea, buscando o seu fortalecimento.
“Todas as lideranças nacionais dos movimentos de base e os produtores de leite, de modo geral, têm ideia da importância dessa participação na Câmara Setorial de Leite. Temos debatido e mostrado a necessidade deles participarem do processo de discussão em todas as instâncias, a fim de que apresentem a realidade dos produtores de leite para buscar soluções para os problemas da cadeia leiteira.”
Marco Sérgio lembra ainda que a reivindicação para a base produtora ter uma vaga na Câmara do Leite também tem o apoio do deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO).
*Copyright © 2018, EMS4. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a prévia autorização do AGROemDIA