Projeções indicam safra recorde de trigo de 8,48 milhões de toneladas

Foto: Julio Albrecht/Embrapa

Agentes consultados pelo Cepea apontam que as geadas que ocorreram no Brasil na primeira semana de julho não prejudicaram de forma intensa a maior parte das lavouras de trigo, já que elas ainda estavam em período inicial de desenvolvimento. Dados divulgados pela Conab estimam área nacional de trigo de 2,62 milhões de hectares – a maior desde 2014 – e produtividade recorde, de 3,23 t/ha, o que resultaria em produção nacional também recorde, de 8,48 milhões de toneladas, aumento de 36% em comparação à safra anterior.

Pesquisadores do Cepea indicam que o avanço na área semeada, por sua vez, se deve aos elevados preços do trigo, especialmente entre o quarto trimestre de 2019 e o segundo trimestre de 2020, que atraíram produtores para a cultura. Nos últimos dias, especificamente, os valores do cereal também subiram na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, influenciados pela valorização do dólar frente ao real, que encarece as importações.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: