Câmara: Produtores de leite defendem plano estratégico para o setor

O Brasil precisa ter um plano nacional de desenvolvimento da cadeia leiteira para garantir sustentabilidade para todos os seus elos – produtores, indústrias, varejo e consumidor – e oferecer um produto cada vez com mais qualidade aos consumidores. A reivindicação foi defendida por produtores de leite durante audiência pública da comissão geral da Câmara dos Deputados que debateu, nessa quarta-feira (11), os desafios da agricultura familiar.

“Temos que ter um plano estratégico para fazer com que a cadeia do leite se desenvolva e amadureça harmoniosamente nas suas relações, de forma equilibrada e com remuneração”, diz o produtor Marco Sérgio Xavier, que representou a Aproleite Goiás e os movimentos Construindo Leite Brasil, Inconfidência Leiteira, União e Ação e Aliança e Ação na comissão geral, por indicação do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Segundo Marco Sérgio, a estratégia de fortalecimento da cadeia passa pelo reposicionamento dos produtores de leite, a fim de que tenham melhores condições de contribuir no processo de desenvolvimento da atividade. Isso, assinala, passa pelo estabelecimento de uma nova relação de mercado entre os pecuaristas e as indústrias lácteas.

“Há anos, lutamos para ter previsibilidade no pagamento do leite que entregamos aos laticínios e para contar com uma ferramenta que que indique a variação do custo de produção do leite cru. Hoje, esperamos até 50 dias para receber o valor do produto. Também precisamos ter mais crédito, assistência técnica e apoio de outras políticas públicas que incentivem o desenvolvimento da cadeia leiteira, incluindo o produtor de leite”, pontua Marco Sérgio.

Conforme o representante da Aproleite Goiás e dos movimentos da base dos produtores do leite, o Ministério da Agricultura discute atualmente o Plano Compete Leite Br, voltado ao fortalecimento do setor. “No entanto, precisamos ter uma participação efetiva na construção desse plano para que possamos incluir nele ações que contemplem a base produtora e permitem ao país ter um programa de Estado voltado ao desenvolvimento da cadeia leiteira”, acrescenta Marco Sérgio.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: