Abapa anuncia cursos profissionalizantes para mulheres trabalharem no agro

Foto: Divulgação/Abapa

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoverá, em novembro, em seu centro de treinamento em Luís Eduardo Magalhães (BA), dois cursos exclusivos para mulheres: Operação e Manutenção de Trator Agrícola, com 40 horas, e Operação e Manutenção de Empilhadeira, com 16 horas. Os cursos serão executados pelo Senar. As interessadas podem obter mais informações no site da Abapa (www.abapa.com.br) ou pelo telefone (77) 3639-6832.

Nessa terça-feira (5), algumas das futuras alunas participaram de uma palestra inaugural, proferida pela vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, no centro de treinamento. A iniciativa foi proposta pelo projeto Mulheres Protagonistas, que atua voluntariamente na qualificação profissional e empoderamento feminino em Luís Eduardo Magalhães.

“Já promovíamos cursos de saboaria, inglês, espanhol e artesanato para mulheres, de uma forma colaborativa. Agora, com a Abapa, estamos realizando um sonho e dando oportunidades para essas alunas atuarem em uma área de grande demanda profissional na região. Isso vai transformar vidas”, disse Shirley Costa, voluntária do Mulheres Protagonistas.

Ana Claudia Silva, 40 anos, futura aluna do curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola, não escondeu sua empolgação pela oportunidade. Ela está desempregada e trabalhava como secretária. Agora, pretende fazer o curso para se habilitar a trabalhar em outra área. “Já dirigi trator quando cheguei aqui, há mais de 20 anos.  Mas eram máquinas antigas. Essa é uma chance que eu e as minhas colegas vamos ter de sermos reconhecidas e valorizadas, mostrando que a qualidade do nosso trabalho é igual ou melhor que a dos homens. Quem sabe, poderemos disputar um lugar no mercado com eles em pé de igualdade.”

De acordo com Alessandra Zanotto, o trabalho de qualificação profissional, desenvolvido pela Abapa com empresas parceiras, é uma grande contribuição da entidade para o desenvolvimento da região oeste da Bahia: “É algo que traz retorno para quem é capacitado e para o mercado. Todos ganham, inclusive o produtor rural, que precisa de colaboradores em dia com as novidades tecnológicas, que evoluem a cada dia”.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: