Desmatamento associado à soja no Cerrado é o menor dos últimos 20 anos, diz Abiove

Foto: Divulgação/Aprosoja PI

A mais recente análise geoespacial do Cerrado mostra que a expansão da soja no bioma caiu de 13% em cima da vegetação nativa, no período de 2001-2007, para 3% entre 2014-2021. O resultado confirma que, nos últimos sete anos, 97% da expansão foi em áreas já abertas antes de 2014, informa a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Com o encerramento da atual safra de soja, são duas décadas de monitoramento realizado por meio de imagens de satélites, sensoriamento remoto e inteligência geográfica que detalham a dinâmica da expansão da cultura no bioma foram concluídas.

O Cerrado se estende por cerca de 25% do território brasileiro com sua cobertura vegetal nativa preservada em pouco mais de 50%. Hoje, diz a Abiove, 52% (20 milhões de ha) da área cultivada com soja no Brasil se encontram no bioma, onde a região do Matopiba (MA, TO, PI e BA) ganha destaque por ser a mais nova fronteira agrícola brasileira em que a expansão da sojicultura, com conversão de vegetação nativa, ainda tem certa relevância.

“Justamente no Matopiba, a supressão da vegetação nativa associada à soja caiu de 40% entre 2001-2007 para apenas 10% em 2014-2021, constatando que, nos últimos sete anos, 90% da expansão nessa região foi em áreas já abertas antes de 2014”, pontua a associação.

O gerente de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, ressalta o trabalho de monitoramento. “É uma análise científica de excelência, com 100% de precisão, que faz uso de tecnologias sofisticadas para gerar conhecimento sobre a dimensão do Cerrado e a dinâmica da evolução da cultura. Podemos afirmar que hoje temos a menor taxa de desmatamento associada à soja dos últimos 20 anos.”

De acordo com a Abiove, do desmatamento de 2020 no Cerrado (735 mil hectares), foram convertidos para soja apenas 28 mil hectares (3,8%), dos quais 4,7 mil hectares em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, no DF e 23,3 mil ha no Matopiba.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: