Crise na suinocultura: Produtores defendem prorrogação de custeios e crédito

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Prorrogação do prazo de pagamento dos custeios pecuários em um ano, manutenção da isenção das alíquotas de contribuição incidentes na importação do milho (Pis/Cofins) até dezembro de 2022, reativação da linha de crédito de custeio direcionada à retenção de matrizes suínas (com a concessão de limite de crédito de R$ 2,5 milhões por beneficiário) e renegociação de dívidas. Estas são algumas das propostas apresentadas por representantes da suinocultura independente para superar a crise no setor.

O cenário de dificuldades vivido pelos suinocultores independentes foi discutido pela Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nessa segunda-feira (14). “Estamos enfrentando um momento bastante complicado nos últimos meses, com alto custo de produção e baixo preço de venda. É uma das piores crises recentes da suinocultura brasileira e algo que está afetando a saúde financeira dos produtores”, diz o presidente da comissão, Iuri Pinheiro Machado.

O encontro teve apresentações sobre o panorama do mercado de carnes e de grãos. Machado destacou o crescimento da oferta de carne suína nos últimos anos e analisou dados sobre exportações e a relação custo de produção e preço de venda do suíno.

O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro de Lima, falou sobre a situação atual e as perspectivas para as safras de milho e soja. Ele ressaltou que o baixo volume de chuvas em importantes estados produtores deve resultar em quedas de produção expressivas, principalmente no milho 1ª safra.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, apresentou a maioria das propostas para superar a crise do setor. Já o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Fraga, sugeriu incluir a renegociação de dívidas dos suinocultores independente entre as medidas necessárias para enfrentar as dificuldades.

De acordo com Nelson Fraga, uma das alternativas para apoiar os segmentos produtivos que estão com problemas é deslocar recursos dos Fundos Constitucionais para a criação de novas linhas de crédito de custeio, prorrogação de dívidas e de fomento ao setor.

O encontro também teve a participação de representantes de federações estaduais de Agricultura e Pecuária.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: