Aberta chamada para o sistema de inspeção de produtos de origem animal

Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou o edital de chamamento para o Projeto ConSIM, objetivando ampliar o número de municípios incluídos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), por meio da adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, além de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

O projeto, que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), é uma alternativa de modelo de gestão capaz de contribuir para superação das dificuldades enfrentadas pelos Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

“Dando continuidade à uma iniciativa de sucesso, o Projeto ConSIM 2022-2023 contribuirá para o desenvolvimento da região contemplada, pois incentiva a organização da inspeção municipal para alcançar a equivalência com a inspeção federal e, também, a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Os produtores, as agroindústrias e o consumidor serão beneficiados com a ampliação de mercado e segurança alimentar”, diz o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Outros benefícios do projeto são o desenvolvimento socioeconômico local e regional; estímulo ao investimento e ao crescimento dos estabelecimentos registrados e, por consequência, dos produtores pecuários; facilitação da inserção de novos empreendimentos e de regularização dos já existentes, principalmente as agroindústrias familiares de pequeno porte e  a redução do risco relacionado à identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal destinados aos consumidores.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: