Plano safra precisa atender número maior de produtores, diz Marcos Montes

Ministro Marcos Montes (Agricultura) – Foto: Guilherme Martimon/Mapa/Divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, pretende manter os juros do Plano Safra 2022/23, que será lançado até junho, abaixo dos dois dígitos. Mas, entre manter as taxas baixas e atender menos produtores, ou ter taxas “um pouco mais ardidas” e suprir um número maior de agricultores, prefere a segunda opção, disse Montes em entrevista ao Broadcast. Ele também admitiu a possibilidade de elevar a exigibilidade de depósitos à vista que vai para o crédito rural.

Montes informou ainda que terá uma reunião com representantes do Banco Central e do Ministério da Economia para tratar do Plano Safra. O encontro deverá ocorrer antes de iniciar uma viagem pelos países árabes, na quinta-feira (5). À frente do Ministério da Agricultura há pouco mais de um mês e com pouco tempo para entregar o Plano Safra 2022/23, ele afirmou que está “animado” para fazer algo “robusto”, ainda que “dentro do possível”.

Secretário-executivo do Mapa até a ex-ministra Tereza Cristina deixar o cargo para concorrer às eleições deste ano, Montes expôs ainda ao Broadcast a preocupação do governo federal com o abastecimento de fertilizantes, “embora em menor escala, já que, até o momento, o fluxo de embarques russos o Brasil é normal’.

Segundo ele, o Ministério da Agricultura continuará trabalhando em duas frentes para garantir o abastecimento de fertilizantes: importar mais adubos de outros países e estimular o aumento da produção interna.

A comitiva que seguirá na quinta-feira para a Jordânia, Marrocos e Egito pretende assegurar maior suprimento para o Brasil. “Estamos buscando alternativas e abrindo portas”, ressaltou ele na entrevista ao Broadcast.

“Sobre as recentes suspensões de frigoríficos brasileiros pela China, o ministro acredita ser um reflexo do ‘momento difícil’ que o país asiático enfrenta no controle da pandemia de covid-19. De acordo com ele, 79 novas habilitações continuam sendo negociadas pelo Brasil com o país asiático. A lista já foi enviada para avaliação chinesa.”

Clique aqui para ler a íntegra da entrevista de Marcos Montes ao Broadcast.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: