Agropecuária

Lula na China: Brasil já pode vender proteína processada de animais terrestres ao país asiático

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

O Brasil já pode exportar proteína processada de animais terrestres para a China. A abertura do mercado chinês ao produto brasileiro ocorreu nesta sexta-feira (14), com a assinatura de protocolo com esta finalidade, durante o encontro oficial entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jiping nesta sexta-feira (14), em Pequim.  

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávora, que integra a missão do presidente Lula à China, destacou a relevância da assinatura do protocolo entre o Mapa e a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) sobre os requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para o país asiático:

“Trata-se de uma importante conquista para o Brasil, que passa a ter um novo e muito significativo mercado para comercialização desses produtos, cuja exportação vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. O resultado não se reflete apenas no agronegócio, mas na geração de empregos e oportunidades para todo o ciclo de produção”.

A proteína processada de aves e suínos inclui a farinha de carne, ossos, sangue, penas, entre outros, e é utilizada na fabricação de ração para alimentação de animais. O Brasil figura entre os maiores exportadores de farinha de animais terrestres, atrás apenas de União Europeia, Estados Unidos e Austrália. Já a China figura como o terceiro maior comprador do produto.

De acordo com o protocolo, os estabelecimentos interessados em comercializar para a China deverão ter sistema de gestão de qualidade de análise de perigos e pontos críticos de controle (HACCP) e de rastreamento eficaz.

Somente poderão ser exportadas matérias-primas oriundas de animais que nasceram e foram criados no Brasil em áreas livres de febre aftosa, peste suína clássica, peste suína africana, doença vesicular suína e influenza aviária de alta patogenicidade, abatidos em estabelecimento oficialmente aprovado e submetidos a inspeção antes e post mortem.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading