Aprosoja: Liberado plantio de soja em Mato Grosso

soja lavoura fase inicial leila costamilan embrapa
Foto: Leila Costamilan/Embrapa

A partir desta segunda-feira 16, o plantio de soja está liberado em Mato Grosso. Iniciado em 15 de junho, o vazio sanitário – período em que os agricultores não podem cultivar a oleaginosa – encerrou nesse domingo 15. Em comunicado, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) reforça a informação aos seus associados e espera que haja a regularização das chuvas no estado – maior produtor do grão no país – para o bom desenvolvimento da cultura.

Segundo o gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, Daniel Pasculli, o plantio não deve começar intensamente após o final do vazio sanitário. “O tempo ainda está seco na maioria das regiões do estado e é preciso aguardar a regularização das chuvas.”

Pasculli reforçou que os agricultores precisam ficar atentos, neste início da safra, à qualidade das sementes que estão chegando às propriedades rurais. “As condições de transporte e armazenagem das sementes na fazenda são fundamentais para manter a qualidade até a hora da semeadura.”

A Aprosoja desenvolve o programa Semente Forte, com objetivo de coletar sementes, conforme aas especificações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para fazer um levantamento de qualidade do insumo que está chegando na propriedade e também para orientar como ele deve ser armazenado.

O produtor rural que quiser saber mais sobre o programa pode entrar em contato com a Gerência de Defesa Agrícola da Aprosoja pelo e-mail defesa@aprosoja.com.br .

Aprosoja

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: