Agropecuária

Fávaro dá invertida em deputado na Câmara: “Não vai me constranger”

Ministro Fávaro apresenta prioridades do Mapa para 2023 à Comissão de Agricultura da Câmara – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

“Quer tumultuar. Acha que vai me constranger? Não vai me constranger. Não nasceu homem para me constranger. Eu vim aqui democraticamente. Não vai fazer graça comigo.”

Foi assim que o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) reagiu às provocações do deputado federal Evair de Melo (PP/ES), ex-vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, ao final de audiência da Comissão de Agricultura, nessa quarta-feira (3).

Após a reação do ministro, o presidente da Comissão de Agricultura, Tião Medeiros (PP/PR), pediu a Evair que parasse com a tentativa de levar a discussão adiante na audiência que tinha como tema “As prioridades do Mapa para 2023”.

Antes disso, em sua primeira intervenção, Ivair pôs em dúvida posições de Fávaro, ignorando o tema da reunião:

“Com qual ministro eu vou contar? Com o que assumiu o governo ou com o que fez pronunciamento ontem na FPA [Frente Parlamentar da Agropecuária]?”

Em reunião na FPA, na terça-feira (2), Fávaro criticou as invasões de terras promovidas pelo MST.

Evair quis saber também o que o ministro achava da participação de João Pedro Stédile, líder MST, na comitiva do presidente Lula que visitou a China recentemente e da qual Fávaro fez parte.

Quer debater, vamos debater. Só não faça palanque”

No fim da audiência, quando o ministro fazia agradecimentos aos membros da comissão, colocando-se à disposição para novas reuniões com os parlamentares, Evair voltou a carga.  Alegando que suas perguntas não haviam sido respondidas, tentou alongar a conversa provocativa.

Fávaro não se intimidou: “Quer debater, vamos debater. Só não faça palanque.”

Em resposta a Evair, o ministro disse que apoia o MST que trabalha com a agroindústria e luta por terras, mas condena o MST que invade terras. “Não tenho posição dúbia sobre o MST. Não mudei meu pensamento.”

O deputado Tião Medeiros resolveu, então, interromper Evair, agradecer ao ministro pela presença na Comissão de Agricultura e dar fim à audiência.

Foi a primeira vez que um ministro da Agricultura, convidado para participar de audiência na comissão, reagiu de modo tão veemente à deselegância de um parlamentar.

Essa não foi a primeira desavença de Evair com um ministro da Agricultura. Durante o governo Temer, ele se desentendeu com o ministro Blairo Maggi, que também era senador pelo Mato Grosso, assim como Fávaro.

Evair chegou à Câmara em 2015, eleito pelo PV, que defende pautas ambientais. Depois, o deputado capixaba deixou o Partido Verde e foi para o PP (Partido Progressista), que tem forte relação com o agronegócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading