Agropecuária

Arroz: Negócios são lentos no RS; exportação volta a crescer

Foto: Divulgação/Irga/Gov. RS

Nem mesmo o final da colheita no Rio Grande do Sul aumentou o ritmo de negócios envolvendo o arroz em casca. Segundo pesquisadores do Cepea, a baixa liquidez se deve sobretudo à disparidade entre os preços para compra e venda do cereal.

No front externo, as exportações de arroz voltaram a crescer em abril enquanto as importações caíram, cenário que favoreceu o resultado da balança comercial brasileira.

Segundo a Secex, as exportações somaram 140,2 mil toneladas em abril/23, em equivalente arroz em casca, 21,1% acima das de março/23 e 107% maiores que as de abril/22 – os embarques brasileiros vêm se mantendo acima de 100 mil toneladas desde junho de 2022.

Do lado das importações, chegaram aos portos brasileiros 112,7 mil toneladas de arroz (base casca) em abril/23, volume 17,5% menor que o de março/23 e 35,6% abaixo do de abril do ano passado.

Do Cepea 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading