Agropecuária

Disponibilidade recorde de trigo pode manter preço em queda

A colheita da nova safra de trigo foi iniciada no Paraná, um dos maiores produtores do cereal do Brasil. Por enquanto, as estimativas oficiais indicam que, apesar de o volume colhido no país poder ser menor que o da temporada passada, a disponibilidade interna (estoque inicial + produção + importação) deve ser recorde, sobretudo devido às maiores importações.

Segundo pesquisadores do Cepea, mesmo com os dados apontando aumento no consumo interno, os excedentes domésticos recordes exigirão que as exportações brasileiras do cereal também ocorram em bons volumes. Caso contrário, a pressão sobre os preços de comercialização do cereal pode ser reforçada – vale lembrar que levantamento do Cepea mostra que os valores do trigo estão em movimento de queda desde o encerramento de 2022. No Paraná, especificamente, dados do Cepea mostram que a tonelada do trigo operava na casa dos R$ 1.830 em dezembro de 2022, passando para R$ 1300 neste mês de agosto.

Do Cepea 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading