Bahia Farm Show, a cada ano mais fortalecida
Tito Matos
Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil e a principal Norte-Nordeste, a Bahia Farm Show foi oficialmente aberta na segunda-feira (10) em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. O evento, que se estende até o dia 15 de junho, está sendo realizado em uma vasta área de 26 hectares, reunindo mais de mil marcas de 434 empresas expositoras. A expectativa é atrair um público de cerca de 100 mil pessoas, interessadas em inovações tecnológicas e negócios voltados para o setor produtivo rural.
A Bahia Farm Show é um evento para o setor agrícola, não apenas pela exposição das mais recentes tecnologias – como máquinas, veículos, implementos agrícolas, sistemas de supervisão, drones e softwares –, mas também pelos incentivos financeiros oferecidos. As facilidades de crédito e juros favorecidos concedidos durante a feira são um grande estímulo para o fechamento de negócios, impulsionando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Segundo o ex-deputado federal e ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, um dos articuladores da exposição, a cada ano que passa a Bahia Farm Show se consolida e se torna um evento para excelentes oportunidades de bons negócios. “Sem dúvida, uma vitrine da pujança do agronegócio baiano e brasileiro.”
“Esta feira tem sido um repetido sucesso porque é promovida por empreendedores, expositores e parceiros entusiasmados e comprometidos com o que fazem. Já estamos na 18ª edição”, pontua Oziel.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, abriu a programação da feira, acompanhado de secretários, do presidente da Farm Show, Odacil Ranzi, do ex-prefeito Oziel e de lideranças políticas e do agronegócio.
Na oportunidade, o governador Jerônimo lançou a pedra fundamental da nova sede e Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A estrutura será o maior Centro de Análise de Fibras da América Latina e atenderá os cotonicultores baianos e dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, que compõem o Matopiba junto com a Bahia. O centro terá uma capacidade para análises de 60 mil amostras por dia. Jerônimo também lançou o Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (ABC +).
No ano passado, a 17ª Farm Show contou com a presença do presidente Lula, da primeira-dama, Janja, do chefe da Casa Civil, Rui Costa, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e de muitas outras autoridades.

