Live debate o papel do município no avanço de status sanitário do RS
O atual momento do Rio Grande do Sul, que aguarda o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, é tema do programa A Hora do Agro, que será realizado no dia 27 de novembro, às 11h, através do canal da Famurs no Youtube e Facebook.
A atração faz parte de uma série de lives que a Federação das Associações de Municípios do RS vem apresentando ao longo de 2020, abordando temas relacionados ao agronegócio gaúcho.
O mediador é o coordenador da área de agricultura da entidade, Mário Nascimento, e os convidados são o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, a diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Rosane Collares e o engenheiro agrônomo e produtor rural, Carlos Simm.
O objetivo do programa é abordar o papel do município no avanço de status sanitário. “Muitas medidas precisam ser lideradas pela Secretaria e Ministério da Agricultura, mas os municípios, pela proximidade com o produtor, têm papel fundamental nesta conscientização”, afirma Rosane Collares.
“Este é o momento em que o pecuarista troca a vacina por outras atitudes, como observar melhor o rebanho e notificar qualquer suspeita, além de priorizar ações de biosseguridade e controle de trânsito”, destaca o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.
“Queremos dar nosso depoimento e ouvir o que está sendo feito para garantir segurança nesta transição”, explica Carlos Simm. Já Mario Nascimento aponta que este evento é um preparativo para o Fórum Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, programado para 3 de dezembro, também por plataformas online.
Serviço:
A Hora do Agro – RS livre de febre aftosa sem vacinação: O papel dos municípios no avanço de status sanitário
Quando: 27 de novembro (sexta-feira)
Horário: 11h
Como assistir:
facebook.com/Famurs
youtube.com/user/tvfamurs