CNA/Cepea: PIB do agronegócio cresce 0,36% nos primeiros cinco meses de 2017

A agropecuária e as atividades a ela relacionadas mantêm a trajetória de ancora da economia brasileira. Nos cinco primeiros meses deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 0,36%, em comparação com igual período de 2016, segundo estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em maio, informa o boletim divulgado pelo Cepea e pela CNA, setor primário cresceu 0,4%, o agroindustrial 0,43% e o de serviços 0,39%. Nos primeiros cinco meses de 2017, foi destaque a expansão de 4,06% da agropecuária.

colheita algodao mt foto clauber caetano pres. rep
Agro deve impulsionar a economia do país até o fim do ano (Clauber Caetano/PR)

De acordo como o estudo, o crescimento da agroindústria em maio, o primeiro índice positivo desse segmento desde setembro do ano passado, também contribuiu para a melhoria no comportamento do PIB do agronegócio.

As boas perspectivas de safra agrícola, destaca o estudo, devem continuar impulsionando o agronegócio até o final desse ano. A expectativa é que o ramo agrícola cresça 1,6%, em comparação com 2016.

Acesse aqui o boletim Cepea/CNA.

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: