Brasil poderá vender até 20 mil cabeças de gado vivo por ano para Myanmar

gadex 2222
Foto: Gisele Rosso/ Embrapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu comunicado do governo de Myanmar oficializando a abertura daquele mercado ao gado vivo brasileiro. Com isso, o Brasil poderá exportar até 20 mil cabeças de bovinos por ano ao país asiático, segundo estimativa do setor produtivo.

A decisão é decorrente de acordo entre o Mapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Myanmar. O país asiático tem interesse em comprar gado de elite, principalmente da raça zebuína, para reprodução e o melhoramento do seu rebanho, a fim de ampliar a produção de carne e leite.

Em maio deste ano, Myanmar começou a comprar material genético brasileiro (sêmen e embriões) e agora abriu fechou o acordo para compra de gado.

Atualmente, o Brasil exporta bovinos e búfalos vivos para 21 países, além daqueles que compõem o Mercosul,  diz o coordenador substituto de Trânsito e Quarentena Animal do Mapa, Rodrigo Padovani.

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: