Notícias do dia

Comissão da Câmara discutirá problemas do setor de carcinicultura

camara pixabay
Liberação de importações de camarão é risco para o Brasil, segundo deputados – Pixabay

Audiência pública marcada para quinta-feira (31) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discutirá as diretrizes operacionais de financiamento à carcinicultura (criação de crustáceos) e os riscos zoossanitários decorrentes da importação de camarões de origem equatoriana.

O pedido de audiência foi feito pelos deputados Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Evair Vieira de Melo (PV-ES). A reunião será realizada a partir das 10h, no plenário 6, e reunirá representantes do setor. Entre eles, o secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dayvson Franklin de Souza, e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha.

Em relação à carcinicultura, Gomes de Matos pretende questionar “a falta de diretrizes operacionais de financiamento ao setor, causando enorme prejuízo ao mercado brasileiro e perda de espaço no mercado mundial”.

Segundo o deputado, a liberação das importações de camarão pelo Brasil, “além dos riscos de enfermidades à cadeia produtiva nacional, constitui-se numa verdadeira temeridade para a biodiversidade brasileira de crustáceos e para a economia das regiões Norte, Nordeste e Sul”.

Nessas regiões, destacou, a pesca extrativa de camarão, lagosta e caranguejos, além da carcinicultura, “constituem-se em importantes ferramentas de inclusão social e de geração de empregos”.

Já o deputado Evair de Melo lembra que, desde 1999, foram criadas restrições sanitárias para a importação de crustáceos, tendo como fundamento a proteção da sanidade dos crustáceos nativos brasileiros e da carcinicultura nacional contra as doenças de origens virais que afetam mundialmente os crustáceos marinhos, nativos e cultivados.

De acordo com Evair de Melo, essas novas doenças têm colocado em alerta a vigilância do movimento de fronteiras em relação a importações de organismos vivos ou congelados oriundos de países produtores de camarão cultivado.

Da redação, com informações da Agência Câmara de Notícias

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading