Anvisa interdita lote de leite condensado Fazendeira

leite condensado anvisa
Produto foi reprovado na contagem de Estafilococos Coagulase Positiva – Divulgação/Anvisa

Cuidado com o leite condensado da marca Fazendeira. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou  um lote desse leite, fabricado pela empresa Baduy e Cia Ltda, de Ituiutaba (MG). O lote interditado é o de número 0681M1, com validade até 17/1/2018, e apresentou resultado fora do padrão em um laudo laboratorial.

A medida, segundo o Anvisa, é preventiva e vale por 90 dias até que seja feita a contraprova. É aconselhável que o produto não seja consumido para evitar prejuízos à saúde, principalmente em pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos ou aqueles que já estão doentes.

De acordo com a Anvisa, um laudo do Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro, reprovou o produto em um dos testes, determinando a interdição.  O lote do leite condensado teve resultado insatisfatório na contagem de Estafilococos Coagulase Positiva.

Segundo a Anvisa, o teste é usado para medir a presença de estafilococos em alimentos. Estafilococo é um tipo de bactéria relativamente comum, mas que pode causar dor de barriga e vômitos. Por isso, o controle da presença desse tipo de bactéria em alimentos tem um limite rígido.

A Anvisa esclarece também que ela e as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios são responsáveis pela fiscalização desse tipo de produto do ponto de vista da saúde.

Caso já tenha comprado o leite condensado do lote interditado e se sinta lesada, a pessoa poderá procurar um órgão de defesa do consumidor, como o Procon de sua cidade, a fim de buscar ressarcimento.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: