Técnicos agrícolas elegem hoje comissão de coordenação da 1ª eleição do conselho federal da categoria

tas reuniao
Primeira reunião frustrou expectativas dos técnicos agrícolas – Arquivo/AGROemDIA

Técnicos agrícolas de todo país participam, a partir de 14h30 desta quarta-feira (26), em Brasília, de audiência pública para eleger a comissão eleitoral que coordenará a primeira eleição do conselho federal da categoria, criado pelo governo federal em março deste ano. A reunião será realizada na sede da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), indicada por lei para coordenação do processo eleitoral.

As entidades sindicais ou associativas dos técnicos agrícolas precisam comprar o seu regular funcionamento para participar da escolha dos cinco membros da comissão eleitoral, que terá como principal atribuição estabelecer as normas e a data da eleição.

Desde ontem (25), lideranças de mais de 20 associações e sindicatos ligados a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) estão reunidos em Brasília para debater a participação na audiência, que também deverá contar com representantes filiados a outras entidades nacionais da categoria.

Pelas redes sociais, técnicos agrícolas de várias partes do país têm reclamado da demora da CNPL na condução do processo eleitoral do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e seus respectivos conselhos regionais. Eles acham que já eleição já poderia ocorrido e esperam que o processo avance agora.

A categoria lembra que o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, criado junto com o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, já elegeu a sua diretoria executiva.

A primeira audiência convocada pela CNPL para tratar da eleição do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, realizado em junho, não teve caráter deliberativo, o que deixou descontentes os representantes da categoria ligados à Fenata.

Na ocasião, a reunião terminou sem um encaminhamento definitivo e resultou num embate jurídico entre a Fenata e a CNA.  Tanto que a audiência desta quarta-feira só foi convocada depois que a Fenata recorreu à Justiça de Brasília para pedir a sua convocação.

Ao apreciar o pedido, o juiz Caio Brucoli Sembongi, da 17ª Vara Cível de Brasília, determinou que a CNPL publicasse o edital de convocação da audiência, sob pena de multa diária de R$ 5 mil até o limite de R$ 100 mil.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: