Discussão sobre fiscalização de queijos artesanais chega à Câmara dos Deputados

roberta-sudbrack _ 26
Protesto de Roberta leva deputado a propor audiência sobre queijos artesanais – Ag. Câmara

A fiscalização sobre os alimentos artesanais entrou na pauta da Câmara dos Deputados. Em requerimento apresentado nesta terça-feira (26) à Comissão de Agricultura, o deputado Evair de Melo (PV-ES) pede a realização de audiência pública para discutir a atuação da Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro na operação que resultou na apreensão e inutilização de 160 quilos de queijos e linguiças no estande da chef Roberta Sudbrack durante o Rock in Rio. Além de Roberta, o parlamentar está convidando o chef Alex Atala e autoridades da área para participar do debate, ainda sem data definida.

No requerimento, o parlamentar capixaba diz que a audiência pública debaterá “os evidentes abusos da Vigilância Sanitária praticados durante o Rock in Rio, descartando produtos de qualidade e no prazo de validade”. A inutilização dos alimentos levou a chef a protestar contra a operação nas redes sociais.

O protesto de Roberta – uma das profissionais mais renomadas da gastronomia brasileira e eleita como a melhor chef mulher da América Latina em 2015 – teve ampla repercussão no país e no exterior, provocando atos de solidariedade que chegaram até a Presidência da República, na interinidade do deputado Rodrigo Maia durante ecente viagem do presidente Michel Temer ao exterior, e até a Presidência da Câmara.

evair melo _ 27 27
Evair de Melo diz que houve “abusos na operação” – Câmara dos Deputados

Evair Melo também pede que o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), convide para a audiência pública o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Rangel, e representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da defesa do consumidor.

O parlamentar também vai convidar o produtor Lúcio Busato, que diz ter entrado em depressão depois de ter seus queijos artesanais apreendidos em uma operação de vigilância sanitária.

A expectativa é que o requerimento do deputado seja aprovado pela comissão nesta quarta-feira (27).

A Vigilância Sanitária do Rio nega que tenha ocorrido ilegalidade durante a operação no estande de Roberta no Rock in Rio.

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: