Sucessão é o tema do 6º Fórum Nacional de Agronegócios

robertorodrigues abr
Rodrigues:  é preciso gente qualificada para incorporar a revolução tecnológica – EBC

A transição positiva entre gerações e a atualização tecnológica são elementos necessários para que o agronegócio continue forte na economia brasileira, diz o ex-ministro da Agricultura e presidente do LIDE Agronegócios, Roberto Rodrigues. Ele falará sobre sucessão na agropecuária e na agroindústria durante o 6º Fórum Nacional de Agronegócios, neste sábado (30), em Campinas (SP).

Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pelo LIDE Agronegócios, o evento levará ao público discussões sobre sucessão e o futuro do agronegócio. Na avaliação de especialistas, a próxima etapa do setor será a da agricultura 4.0, com a incorporação recursos digitais e da internet, o que deve acelerar a automação do processo produtivo.

A agricultura de precisão – assinala Rodrigues – será mais produtiva e passará cada vez mais a adotar ações de sustentabilidade. “Os recursos de rastreabilidade e monitoramento por meio de GPS e drones, além da comunicação integrada entre máquinas, serão fundamentais.” Segundo o ex-ministro, os aplicativos e outras funções digitais colocarão a gestão produtiva na palma da mão do produtor.

“Precisaremos de gente altamente qualificada para incorporar esta extraordinária revolução. Pessoas jovens, mais conectadas que os gestores tradicionais, que conhecem menos da nova era digital”, assinala Rodrigues.

 Novos gestores e colaboradores

Durante o fórum, palestrantes relatarão como ocorreu a sucessão de novos gestores e colaboradores em empresas do setor e grandes entidades do agronegócio.

Rodrigues considera essencial que as entidades de classe das cadeias do agronegócio tenham estatutos que viabilizem a sucessão democrática, com a troca de lideranças após períodos não muitos longos de mandatos.

A renovação de lideranças, argumenta o presidente do LIDE Agronegócios, está relacionada às mudanças estruturais do agro no país e no mundo, o que exige pessoal sempre muito atualizado com os novos e desafiadores cenários globais.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: