Coreia do Sul na rota da carne suína brasileira

bandeia coreia do sul

Três plantas frigoríficas de Santa Catarina – único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação – foram habilitadas pela Coreia do Sul para exportar carne suína para aquele mercado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A lista das empresas brasileiras que podem vender carne suína ao país asiático foi publicada pela Agência de Inspeção Sanitária e Quarentena (QIA) da Coreia do Sul.

“Recebemos informação sobre a conclusão de mais uma etapa para as vendas de carne suína brasileira para um dos mais importantes mercados globais”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra, referindo-se à Coreia.

De acordo com ele, a negociação com a Coreia do Sul é uma das sinalizações de uma expectativa bastante positiva para o desempenho do setor em 2018.

turra youtube
 Presidente da ABPA, Turra prevê cenário favorável à suinocultura brasileira – Youtube

Os embarques dependem agora de definições de detalhes no certificado sanitário brasileiro para a efetivação das vendas ao mercado sul-coreano, esclareceu o vice-presidente técnico da ABPA, Rui Vargas.

“É a última etapa antes da conclusão de uma negociação que temos há anos com as autoridades coreanas. É uma vitória para o setor brasileiro”, ressalta Rui Vargas.

 

Segundo o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin, a Coreia do Sul detém um grande potencial de negócios para os exportadores do Brasil:  “O mercado sul-coreano é o quarto maior importador mundial de carne suína. Foi destino de 615 mil toneladas em 2016.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: