Para Maggi, cota de importação de leite uruguaio pode resolver crise no setor

a maggi leite
Divulgação/Mapa

 

A suspensão da importação de leite do Uruguai é temporária, esclareceu nesta segunda-feira (16) o ministro Blairo Maggi, ao participar de encontro com produtores no município de Prata, em Minas Gerais. O Ministério da Agricultura, informou ele, enviará uma missão ao país vizinho para verificar se está havendo triangulação do Uruguai com outros mercados para exportar grandes volumes do produto para o Brasil. Na avaliação de Maggi, o estabelecimento de regime de cotas para a entrada de leite uruguaio deve resolver a situação.

No encontro com os produtores, o ministro estava acompanhado do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas. Representantes do setor têm reclamado ao governo que a importação do produto do Uruguai está prejudicando a formação de preços no mercado doméstico, inviabilizando a produção local.

Maggi adiantou que o assunto deverá ser discutido com o presidente Michel Temer nesta semana. “É muito complexo tratar disso, já que envolve não só o mercado interno, mas o externo também. Vamos agir com toda a calma, mas com firmeza para resolver o problema”, disse o ministro no município mineiro, onde houve protesto contra a importação de leite.

“Mostrei ao presidente o grau de deterioração em que se encontra o setor e argumentei que, se nada for feito, a sociedade brasileira sofrerá no futuro”, acrescentou, demonstrando preocupação com o risco de queda da produção nacional e com eventual desabastecimento

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: