Produção agrícola indígena e arrendamento de terras em aldeias é tema de audiência da Comissão de Agricultura

a indio bb
Fotos EBC

A Comissão de Agricultura da Câmara Federal debate nesta quarta-feira (18), a partir das 9h30, a produção agrícola indígena. Um dos principais pontos da discussão é a possiblidade de arrendamento de terras dos índios por produtores rurais e a exploração do agroturismo ou de outras atividades econômicas dentro das reservas.

No dia 26 deste mês, deverá ocorrer um encontro de índios produtores no Auditório Nereu Ramos da Câmara Federal. Algumas lideranças indígenas se declararam, em recentes visitas ao Congresso Nacional, favoráveis ao arrendamento de suas terras.

De acordo com os deputados Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Valdir Colatto (PMDB-SC), que pediram a realização do debate, a troca de conhecimentos entre indígenas e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem contribuído para fortalecer a agricultura desses povos nos Amapá e no Acre.

O objetivo dessa parceria, destacam os parlamentares, é garantir segurança alimentar e melhorar o aproveitamento de recursos naturais nas aldeias, com ações simples que respeitem os hábitos tradicionais.

aaa ddd terra indio

Singularidade das etnias

“Para resguardar a singularidade das etnias e padrões socioculturais dos indígenas, cada atividade foi planejada de acordo com sugestões dos índios”, informam os deputados no requerimento em que pediram a realização do debate.

No Oiapoque (AP), por exemplo, a Embrapa Amapá desenvolve ações de intercâmbio de conhecimentos em manejo sustentável de açaí e outras frutíferas. A adoção de técnicas de manejo de mínimo impacto de açaizais de grotas em terras indígenas aumenta em até 100% a produtividade e amplia o período de coleta de três para até sete meses.

Já no Acre, há cinco anos pesquisadores e técnicos da Embrapa compartilham conhecimentos com os índios da tribo Kaxinawá de Nova Olinda, que fica no município de Feijó. Nessa tribo, predomina o cultivo da banana, mandioca e amendoim.

A Embrapa foi uma das convidadas para participar da audiência. Além dela, foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

a terra indio 1

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: