DF: Mostra agropecuária reúne 150 criadores na Granja do Torto

O Distrito Federal e o Entorno têm um dos maiores índices de produtividade genética do país, destacou nesta quarta-feira (25) o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, ao participar da abertura da 3ª Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) — PecBrasília –, na Granja do Torto.
Destinado a apoiar o desenvolvimento do setor na região, o evento vai até domingo (29) e deve reunir cerca de 150 criadores de gado de leite e de corte, de cavalos e de mulas e de ovelhas e de caprinos.
A previsão é de que 1,2 mil animais, além de máquinas, sejam comercializados durante a mostra.
Durante a solenidade de abertura, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF e a Fundação Banco do Brasil firmaram convênio de R$ 1 milhão.

Crise hídrica
O dinheiro será usado para recuperar 224 nascentes, construir 1,2 mil barraginhas e plantar 90 mil mudas. O objetivo da parceria é contribuir para ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no DF.
Rollemberg adiantou também que serão usados recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural do DF para financiar a compra de matrizes leiteiras por pequenos produtores.
Na cerimônia, o produtor rural Ronaldo Ramos Vasconcelos recebeu o primeiro Certificado Brasília Qualidade no Campo Qualidade Leiteira.

Recuperação do parque
“A exposição é uma iniciativa impressionante para valorizar os produtores. Fico feliz por receber o prêmio e por ver o empenho na recuperação do parque”, disse Vasconcelos.
Recuperação essa que se dá por meio da reabertura do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto para abrigar o evento e pelo projeto de concessão do espaço.
O governo abriu edital de licitação para escolher o representante da iniciativa privada que vai administrar o espaço. O documento passa por revisões no Tribunal de Contas do DF.
Guilherme Pera (Agência Brasília)

