DF: Mostra agropecuária reúne 150 criadores na Granja do Torto

PecBrasília: mostra agropecuária reúne 150 criadores na Granja do Torto
Fotos: Dênio Simões/Ag. Brasília

O Distrito Federal e o Entorno têm um dos maiores índices de produtividade genética do país, destacou nesta quarta-feira (25) o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, ao participar da abertura da 3ª Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) — PecBrasília –, na Granja do Torto.

Destinado a apoiar o desenvolvimento do setor na região, o evento vai até domingo (29) e deve reunir cerca de 150 criadores de gado de leite e de corte, de cavalos e de mulas e de ovelhas e de caprinos.

A previsão é de que 1,2 mil animais, além de máquinas, sejam comercializados durante a mostra.

Durante a solenidade de abertura, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF e a Fundação Banco do Brasil firmaram convênio de R$ 1 milhão.

a maquina torto 1

Crise hídrica

O dinheiro será usado para recuperar 224 nascentes, construir 1,2 mil barraginhas e plantar 90 mil mudas. O objetivo da parceria é contribuir para ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no DF.

Rollemberg adiantou também que serão usados recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural do DF para financiar a compra de matrizes leiteiras por pequenos produtores.

Na cerimônia, o produtor rural Ronaldo Ramos Vasconcelos recebeu o primeiro Certificado Brasília Qualidade no Campo Qualidade Leiteira.

a vaca torto

Recuperação do parque

“A exposição é uma iniciativa impressionante para valorizar os produtores. Fico feliz por receber o prêmio e por ver o empenho na recuperação do parque”, disse Vasconcelos.

Recuperação essa que se dá por meio da reabertura do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto para abrigar o evento e pelo projeto de concessão do espaço.

O governo abriu edital de licitação para escolher o representante da iniciativa privada que vai administrar o espaço. O documento passa por revisões no Tribunal de Contas do DF.

Guilherme Pera (Agência Brasília)

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: