Biofábrica apoiará produção agrícola no norte de Minas

A - BIOFABRICA
Foto: Embrapa

Um laboratório de biotecnologia voltado à produção de mudas sadias em larga escala será lançado pelo Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), campus Montes Claros, na segunda-feira (13). O trabalho do laboratório apoiará a agricultura do norte de Minas.

A Biofábrica produzirá mudas de banana, palma forrageira, mandioca e alho, além de espécies nativas, por meio de técnicas de micropropagação em laboratório, beneficiando 1.500 famílias do norte de Minas.

A unidade possibilitará a produção, em grande escala e em curto espaço de tempo, de mudas mais vigorosas, com alto valor genético, livres de pragas e doenças, com crescimento inicial mais rápido e uniformidade no desenvolvimento, reduzindo o tempo de colheita –  produção cerca de 30% maior em relação ao sistema convencional.

Inicialmente, os indicadores de impacto serão avaliados nos municípios-piloto de Montes Claros, Porteirinha, Pai Pedro, Juramento, Lagoa dos Patos, Itacambira Bocaiuva e São Francisco.

A previsão é de que sejam produzidos 265.000 propágulos, durante os dois anos de execução do projeto.

Já foram investidos R$ 844 mil na Biofábrica. O laboratório recebe mais R$ 500 mil, resultado da ação parlamentar do deputado federal Zé Silva (SD/MG).

A solenidade de lançamento será realizada no auditório do bloco C do ICA/UFMG, às 14h de segunda-feira, com a participação de representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: