Uma viagem ao mundo do café em realidade virtual

a _ cafe ro embrapa 10
Foto: Embrapa

O cafezinho que muitos brasileiros tomam todos os dias vai muito além do campo e envolve ciência, tecnologia e inovação. Para mostrar como é o processo de produção do café, a Embrapa Rondônia e parceiros criaram três vídeos em realidade virtual (VR).

É uma verdadeira viagem ao mundo do café, destaca a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de RO.  O ambiente produtivo foi recriado para levar o espectador a se sentir dentro de um cafezal, onde pode conhecer todo o processo de produção do café, passando também pela pesquisa e tecnologia.

Para uma melhor experiência neste mundo virtual do café, é recomendado o uso dos óculos de realidade virtual, proporcionando uma verdadeira imersão.

O objetivo da Embrapa, com os vídeos, é promover a interação entre o espectador com a cultura do café por meio de novas bases tecnológicas. Trata-se de uma ferramenta de transferência de tecnologia e inovação com capacidade de atingir diferentes perfis.

Enquanto o público leigo descobre o café sob uma nova ótica, o produtor se sente representado, ao mesmo tempo em que aprende sobre o uso de novas tecnologias no campo. Uma nova ferramenta que pode facilitar a popularização da ciência, no campo e na cidade.

A cafeicultura tem importante função social em Rondônia. A atividade é responsável por manter no campo cerca de 22 mil pequenos agricultores que têm no grão a sua principal fonte de renda.

O café é a bebida mais consumida no mundo depois da água, sendo uma das mais importantes commodities agrícolas. O Brasil papel de destaque nesse mercado: é o maior produtor e exportador e segundo maior consumidor.

Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e o segundo da espécie Coffea canephora. O estado também é um dos principais produtores de Robustas Finos, tendo conquistado os prêmios de segundo, terceiro e quarto melhores cafés conilon de bebida fina no Coffee of the Year Brasil 2017.

Os vídeos são uma realização da Embrapa Rondônia em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), por meio de recursos aprovados na resolução 13 de 2017, do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder). As imagens e edição são de Rodrigo Erse.

Da redação, com informações da Embrapa

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: