Maggi: restrição da Rússia a frigoríficos brasileiros é normal

a_Blairo_Maggi_Foto_Marcelo_Camargo000
Blairo Maggi aguarda comunicado oficial do governo russo – Marcelo Camargo/Agência Brasil

“É absolutamente normal ocorrer suspensão temporária de empresas, algumas até mais prolongadas, quando o importador detecta alguma não conformidade.” Assim, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reagiu à decisão da Rússia de barrar as importações de carne bovina do frigorífico Mataboi, de Goiás. Os russos também impuseram controles mais rígidos a outros cinco estabelecimentos brasileiros: JBS, Aurora, Frigol, Irmãos Gonçalves (Frigon) e Frigoestrela.

“Esse tipo de coisa é do dia a dia [das relações comerciais internacionais]”, disse Maggi, neste sábado (4), referindo-se à medida anunciada pelo governo russo na sexta-feira (3). Ele esclareceu que o governo brasileiro não havia sido comunicado oficialmente sobre a decisão da Rússia.

“Tudo que sabemos até agora é pela imprensa”, assinalou o ministro, em áudio distribuído à mídia. Segundo ele, assim que receber o comunicado oficial, o ministério informará a decisão a esses frigoríficos para que façam as correções necessárias, a fim de que possam voltar a exportar para o mercado russo.

Maggi garantiu também que o aumento do controle pela Rússia não têm relação com a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março deste ano. A operação foi desencadeada para apurar o envolvimento de fiscais do ministério em esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos mediante o pagamento de suborno.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: