No Dia do Técnico Agrícola, Fenata destaca importância da categoria para a agropecuária

Em mensagem pelo Dia do Técnico Agrícola, comemorado neste 5 de novembro, a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), os sindicatos e associações da categoria destacam a importância dos profissionais para a agropecuária brasileira, seja na produção de alimentos para o abastecimento do mercado interno ou para a exportação.
No texto, a diretoria da Fenata enfatiza ainda que “os técnicos agrícolas vêm desfrutando, nos últimos anos, dos avanços profissionais conquistados através da organização política e administrativa e, sobretudo, por meio de ações judiciais que garantem o exercício legal das atribuições profissionais e o seu devido espaço no mercado de trabalho”.
As entidades também convocam os técnicos agrícolas a “participarem ativamente da jornada por mais respeito ao exercício e garantia das atribuições profissionais e da criação de Conselho Próprio dos Técnicos Agrícolas”.
O Dia do Técnico Agrícola foi instituído pela Fenata em 1988, durante encontro nacional realizado em Brasília. A data foi escolhida em homenagem à Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968, que definiu o exercício da profissão do Técnico Agrícola.