Comissão de Agricultura discute situação indígena em MS e PR

a - indios terenas ebc
Foto: EBC

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, a situação indígena no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

No sul do Mato Grosso do Sul, quase fronteira com o Paraguai, indígenas e produtores rurais disputam a posse da terra. No Paraná, os conflitos ocorrem principalmente no oeste, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, onde o governo federal suspendeu a demarcação de terras indígenas.

Em maio deste ano, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai 2 aprovou seu parecer final em que, entre outros pontos, sugere ao Ministério da Justiça que faça uma nova análise de demarcações em andamento em seis estados, entre eles Mato Grosso do Sul.

A audiência foi proposta pelos deputados Sérgio Souza (PMDB-PR) e Tereza Cristina (sem partido-MS). Foram convidados para participar do debate o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas; o prefeito de Guaíra (PR), Heraldo Trento; o prefeito de Terra Roxa (PR), Altair Donizete de Pádua; o presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset; e representantes do Ministério da Justiça e do Ministério Público da União.

Da redação, com informações da Agência Câmara Notícias

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: