Notícias do dia

Mapa atende arrozeiros gaúchos e anuncia leilões de PEP e Pepro

arror-irga-vale
Foto: Nilson Konrad/Irga/Gov/RS

Após reunião com entidades do setor orizícola gaúcho, nesta terça-feira (30), em Brasília, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a realização de leilões de PEP (Prêmio para o Escoamento de Produto) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para arroz. O volume ofertado deve ficar entre 250 mil toneladas e 500 mil toneladas.

Segundo o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, o edital será publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos próximos dias e os leilões devem acontecer em 23 de fevereiro, data da abertura oficial da colheita do cereal no Rio Grande do Sul.

Os produtores gaúchos são responsáveis pela maior parte da produção nacional, com mais de 8 milhões de toneladas previstos nesta safra, respondendo por mais de 60% da produção nacional.

As operações de PEP e Pepro garantem a manutenção dos preços mínimos do arroz. A partir do dia 1º de fevereiro, a saca de 50 kg tem o valor mínimo estipulado em R$ 36,01.

Na avaliação de Geller, a iniciativa amenizará os problemas enfrentados pelos produtores gaúchos. “Com os leilões de PEP e Pepro, garantiremos o cumprimento da Política de Garantia de Preços Mínimos, pois nenhum produto pode ser vendido abaixo do mínimo estabelecido. Além disso, contribuiremos para o que produtor possa equilibrar suas contas, honrar seus compromissos e se manter na atividade”.

neri-geller-mapa
Foto: Carlos Silva/Mapa

Excesso de oferta e redução de demanda

De acordo com representantes de entidades gaúchas, os preços pagos pelo cereal estão em queda porque há excesso de oferta no mercado e redução da demanda. Como a nova safra começa a ser colhida agora, a tendência é haver maior oferta do grão no mercado.

Os leilões de PEP e Pepro já estão autorizados em portaria publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro, estando previsto valor aproximado de R$ 100 milhões para as operações.

“O setor arrozeiro reivindica também leilões de AGF (Aquisição do Governo Federal), mas o assunto ainda será discutido e analisado com a equipe econômica”, ressalta Geller.

Prêmio ao produtor

O PEP é um prêmio dado ao comprador que escoa o produto conforme o preço fixado pelo governo. O cereal deve ser comprado diretamente do produtor rural ou cooperativa.

Já o Pepro é um prêmio ao produtor que se disponha a vender o produto pela diferença entre o valor de referência estabelecido e o valor do Prêmio Equalizador arrematado.

De acordo com o 4º levantamento de Safras da Conab, divulgado no início deste mês, o Brasil produzirá 11,6 milhões de toneladas nesta safra, em uma área de 1,95 milhão de hectares.

Da redação, com informações do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading