PR: Copagril receberá embalagens de defensivos agrícolas

embalagens-vazias-de-agrotoxicos
Foto: EBC

A Cooperativa Agroindustrial Copagril, em parceria com a Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa), receberá, mais uma vez, embalagens tríplices lavadas de defensivos agrícolas de 2018 em suas unidades. A ação visa garantir condições seguras ao meio ambiente e à saúde humana e evitar o descarte de resíduos tóxicos em locais inadequados.

O trabalho faz parte da logística reversa, que estabelece que os revendedores de defensivos providenciem a destinação correta das embalagens vazias, visando à proteção do meio ambiente.

Após o recolhimento nos locais estipulados, a Ardefa destina as embalagens para a reciclagem ou para incineração em locais credenciados de acordo com o tipo da embalagem.

Em 16 anos de atividades, já foram mais de 40 milhões de embalagens recebidas e destinadas corretamente pela Ardefa.

Tríplice lavagem

Para poder fazer a entrega das embalagens de agrotóxicos é necessário que o agricultor agende a entrega e realize a tríplice lavagem das embalagens. Este processo de lavagem consiste em lavar três vezes a embalagem vazia e em seguida perfurá-la para inutilizá-la para outros fins.

Para ser lavada, a embalagem vazia deve receber água em até 25% da sua capacidade, ser tampada e agitada durante cerca de 30 segundos. Esse procedimento deve ser repetido outras duas vezes e, por fim, a embalagem deve ser furada no fundo para ser inutilizada.

A água utilizada na lavagem deve ser despejada dentro do equipamento usado para aplicação do produto para ser aproveitada em futuras aplicações e jamais pode ser despejada de forma inadequada no meio ambiente.

Calendário definido

O calendário de recebimento da Copagril para o primeiro semestre de 2018 já foi definido e os trabalhos se iniciam já na próxima semana. O horário de recebimento em todas as localidades é das 9h às 16h.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta