RS e SC negociam 73% do arroz ofertado no leilão de PEP da Conab

arroz cna
Foto: Divulgação/CNA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nessa quinta (22) o resultado dos leilões de PEP (Prêmio para o Escoamento de Produto) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para o arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Para o PEP, das 150 mil toneladas ofertadas nos dois estados, 110 mil toneladas, ou 73,33% do total, foram comercializadas.

No Rio Grande do Sul, 95 mil das 135 mil toneladas ofertadas foram negociadas. Em Santa Catarina, foram vendidas todas as 15 mil toneladas, informou a Conab. Já no leilão de Pepro, 40,45% do total ofertado foi negociado.

A medida da Conab atende a um pedido do setor orizícola, que no início deste ano pediu ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realização dos leilões para reduzir os estoques de passagem no Rio Grande do Sul.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, os leilões são necessários para escoar o excedente da produção do cereal no país e garantir ao produtor a recuperação do preço mínimo da saca de 50 quilos, que atualmente está cotada em R$ 36,01.

Da redação, com CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: