Notícias do dia

Consumo per capta de água no DF cai para 129 litros por dia em 2017

Torneira sem água devido ao desperdício (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Foto: Divulgação Cesan

Dados levantados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) mostram que o consumo de água no DF caiu, em 2017, para 129 litros per capta por dia – o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 110 litros.

Levantamento em 2016 apontou um consumo per capta da ordem de 147 litros por dia. Em anos anteriores, o consumo também foi maior, apresentando registro da ordem de 189 litros, em 2014, e de 153 litros, em 2015.

Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, esses dados mostram evolução na consciência do uso racional da água pela população e o valor das campanhas educativas feitas pela empresa, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e governo de Brasília.

A região residencial de maior consumo per capta continua sendo o Lago Sul, mas apresentou redução de 16,2%, passando de 437, em 2016, para 366 litros, em 2017. As regiões de menores consumos registrados pela Caesb foram as da Fercal (55 l/hab/dia), Itapoã (57 litros) e Estrutural/SCIA (58 litros).

Os dados levam em conta a população divulgada pelo IBGE e o volume de consumo apurado pela Caesb. Maurício Luduvice alerta para o fato de que esse levantamento não considera a população em trânsito, ou seja, pessoas que residem numa cidade, mas trabalham durante o dia em outra região.

Outra observação importante feita pela Caesb é sobre o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que não é residencial e apresenta consumo alto de 1.161 litros por habitante/dia. “No SAI, a população considerada residente é baixa, mas o consumo é alto por se tratar de um setor de comércio e indústria, onde um número relativamente grande de pessoas trabalha”, esclarece o presidente da Caesb.

Outra observação feita pela Caesb é para as regiões do Paranoá e do Riacho Fundo II, únicas áreas onde houve aumento do consumo per capta. Nessas cidades, a Caesb passou a abastecer programas residenciais, como o Paranoá Parque e novas etapas do Morar Bem. O Lago Norte apresentou redução significativa de 16,5%, passando de 217 para 181 litros per capta por dia.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading