Deputados do Sul pedem apoio do Mapa para resolver desequilíbrio no setor agrícola no Mercosul

alceu moreira - foto Zeca Ribeiro - camara dos Deputados
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputados federais da Região Sul pediram ao ministro Blairo Maggi a interferência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para buscar uma solução para o desequilíbrio enfrentando pela agropecuária brasileira no mercado agrícola do Mercosul. O bloco é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

“Os brasileiros pagam, em média, 86% a mais na compra de insumos agrícolas quando comparados com o custo dos países vizinhos. As cadeias produtivas que sofrem os maiores prejuízos são as de arroz, do trigo e leite, concentradas no Sul do país”, enfatiza o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), que participou da reunião com Maggi nessa quarta-feira (7).

De acordo com o parlamentar gaúcho, “esses países adquirem implementos agrícolas, defensivos e fertilizantes em valores muito mais vantajosos aos aplicados no Brasil. Isso sem contar a maior rigidez nas leis de proteção do meio ambiente e de uso de agrotóxicos”.

Alceu Moreira disse que Maggi garantiu que o tema será tratado com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e depois levado ao presidente Michel Temer.

Há poucos dias, lembrou Alceu Moreira, ocorreram encontros com os ministros da Secretaria de Governo e Casa Civil, a fim de sensibilizar o máximo de atores dentro do governo para o problema das assimetrias para produtos agrícolas no Mercosul.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta