Deputados do Sul pedem apoio do Mapa para resolver desequilíbrio no setor agrícola no Mercosul

Deputados federais da Região Sul pediram ao ministro Blairo Maggi a interferência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para buscar uma solução para o desequilíbrio enfrentando pela agropecuária brasileira no mercado agrícola do Mercosul. O bloco é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
“Os brasileiros pagam, em média, 86% a mais na compra de insumos agrícolas quando comparados com o custo dos países vizinhos. As cadeias produtivas que sofrem os maiores prejuízos são as de arroz, do trigo e leite, concentradas no Sul do país”, enfatiza o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), que participou da reunião com Maggi nessa quarta-feira (7).
De acordo com o parlamentar gaúcho, “esses países adquirem implementos agrícolas, defensivos e fertilizantes em valores muito mais vantajosos aos aplicados no Brasil. Isso sem contar a maior rigidez nas leis de proteção do meio ambiente e de uso de agrotóxicos”.
Alceu Moreira disse que Maggi garantiu que o tema será tratado com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e depois levado ao presidente Michel Temer.
Há poucos dias, lembrou Alceu Moreira, ocorreram encontros com os ministros da Secretaria de Governo e Casa Civil, a fim de sensibilizar o máximo de atores dentro do governo para o problema das assimetrias para produtos agrícolas no Mercosul.